IV Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: pensando e percorrendo caminhos na formação docente

30/03/2016 10:06

IV Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: pensando e percorrendo caminhos na formação docente

11 e 12/04/2016 – Auditório do EFI UFSC

O IV Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: pensando e percorrendo caminhos na formação docente tem por objetivos fortalecer, ampliar e integrar as ações de formação de professores que realizamos nos cursos de licenciatura da UFSC.

Dando continuidade à proposta geral dos simpósios anteriores, a intenção é fomentar diálogos entre envolvidos na formação de licenciandos, tendo como pauta neste momento as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores, de 2015, e experiências que já acontecem no ensino, pesquisa e extensão, em uma dupla dimensão: na formação inicial e na formação continuada dos professores.

Pensamos que os espaços e tempos de estágio e de prática como componente curricular (PCC) já existentes nos cursos de licenciatura são espaços privilegiados para esta articulação entre escolas de educação básica e a universidade.

O simpósio ocorrerá no prédio Espaço Físico Integrado (EFI) no Campus Trindade da UFSC nos dias 11 e 12 de abril de 2016. Para inscrições, clique aqui.

Outro problema que queremos discutir é que a formação de professores precisa ter maior visibilidade e relevância no âmbito institucional da UFSC.

Um aspecto também importante é a demanda colocada pela nova legislação vigente para a formação de professores, que passa a responsabilizar a universidade também agora pela formação continuada: os desafios deste novo panorama são proporcionais à importância e pertinência que a formação docente precisa ter.

Por fim, sempre é necessário pensar e repensar a integração e a relação entre atores nos campos de estágio e de PCC. Ao mesmo tempo e contrastando com estes grandes desafios, muitas práticas bem sucedidas já acontecem entre a UFSC e escolas: são excelentes pesquisas e projetos, que acumulam e disseminam conhecimento sobre formação inicial e continuada de professores nas diferentes áreas dos cursos de licenciaturas. Isto precisa ser divulgado, socializado e ampliado!

Tendo em vista estas considerações, o IV Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: pensando e percorrendo caminhos na formação docente propõe que nos debrucemos sobre algumas questões para conhecer os caminhos já trilhados e apontar novos: • O que são as DCN 2015? • O que há de novo nas propostas oficiais? • Como temos solucionado e organizado as articulações entre a universidade e as escolas? • O que já fazemos, mas não é divulgado, mesmo entre nós? • O que gostaríamos de fazer? • Que materiais de apoio podemos oferecer aos nossos estagiários e alunos de PCC e o que já temos organizado sobre isso na UFSC? • Que dificuldades nós, professores das licenciaturas, temos enfrentado? • Que condições precisamos para realizar nosso trabalho com a qualidade que esperamos? • Que propostas temos?

O encontro ocorrerá privilegiando grupos de discussão, aprofundamento e encaminhamento de propostas de ação. Os grupos reunir-se-ão após cada uma das três palestras plenárias e é intenção do evento que ao seu final tenhamos um documento propositivo que nos permita continuar em alguns caminhos e abrir novos.

Programação:

11/04 (segunda-feira) 14h – Palestra – Implicações das DCNs 2015 no cotidiano das licenciaturas

Leda Scheibe (UFSC / UNOESC)

15h30 – Intervalo

16h até 17h30 – Grupos de aprofundamento, discussão e encaminhamentos

12/04 (terça-feira)

8h30 – Recepção dos participantes

9h – Palestra – Comunidades de Prática na Relação entre Universidade e Escola: produzindo pesquisa, ensino e extensão

Claudia de Alencar Serra e Sepulveda (UEFS)

10h até 11h30 – Grupos de aprofundamento discussão e encaminhamentos

14h- Palestra – Escola e Universidade: estágio e formação

Cátia Antunes Pereira (EEB Jurema Cavallazzi) / moderação Luciana Marcassa (UFSC)

15h30 15h30-16h – Intervalo

16h-18h – Sistematização de propostas para formação inicial e continuada das licenciaturas UFSC, com redação de documento síntese e de encaminhamentos do evento

Assinatura