III Simpósio de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

08/09/2014 15:52
A Coordenadoria de Estágios do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), o Colégio de Aplicação (CA) e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) estão juntos na organização do III Simpósio “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas”, nos dias 27 e 28 de novembro de 2014, a ser realizado no Colégio de Aplicação da UFSC, com o objetivo de debater e refletir a formação inicial de professores e as práticas pedagógicas nas diferentes licenciaturas, em diálogo com as escolas de educação básica.

Apresentação do III Simpósio

Publicado em 25/08/2014 às 16:44
Sejam bem vindos,
blog_título

Esta é a página do III Simpósio de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Este evento é realizado anualmente pela Coordenadoria de Estágios do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, pelo Colégio de Aplicação (CA) e pelo Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) e constitui uma ação do Projeto Prodocência (CAPES – Edital 2013).
O primeiro Simpósio ocorreu em 2012 com o objetivo de debater a formação de professores e dar visibilidade às ações da formação inicial da Universidade, promovendo um espaço de interlocução entre as ações formativas nos diferentes cursos de licenciatura.
O evento reúne estudantes e professores das licenciaturas, do Colégio de Aplicação (CA), do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), gestores e professores das escolas da educação básica campos de estágios, bolsistas do Pibid e alunos de pós-graduação.

Em 2012, o I Simpósio foi realizado no Centro de Eventos da UFSC em dois dias, onde foram realizadas diversas atividades acadêmicas teórico-práticas, que buscaram construir contribuições para a melhoria da qualidade da formação inicial de professores e formação continuada de professores da educação básica.  Os trabalhos apresentados estão na página dos Anais Eletrônicos do Simpósio de formação de professores e práticas na UFSC.

Em 2013, o II Simpósio passou a acontecer nas dependências do Colégio de Aplicação da UFSC. No segundo evento houve 686 inscrições,  174 trabalhos de comunicação e 94 pôsteres. Em breve os trabalhos serão publicados nos Anais na página do Portal das licenciaturas UFSC. Além de espaços para apresentação de trabalhos, palestra e mesa redonda, como no primeiro evento, merecem destaque as Rodas de Conversa que propiciaram um debate aberto sobre a formação e os professores da educação básica.

O III Simpósio terá novamente uma mesa de abertura com debate, espaços para apresentação de trabalhos (comunicação e poster) e Rodas de Conversa – que serão sistematizadas e discutidos em uma plenária. Mais detalhes em breve!